top of page

As10 praias naturistas mais famosas do Brasil

Existem destinos especiais para a prática do naturismo aqui no Brasil, já que ficar como veio ao mundo em qualquer praia pode render multa e prisão, por atentado violento ao pudor.

Para evitar qualquer tipo de punição, o melhor a se fazer é procurar pelas belas praias oficiais que possuímos, com decretos municipais que autorizam homens, mulheres e crianças andarem nus.

Veja abaixo algumas dessas praias:

1. Tambaba (em Conde, Paraíba)

Foi a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal.

A praia é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa.

A praia de Tambaba é classificada como paradisíaca e indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade. 

Etimologicamente, o termo Tambaba vem do tupi tambá (concha) e mbab (restos, sobras), o que portanto forma «restos da concha».

Tambaba

2. Praia do Pinho (em Balneário Camboriú, Santa Catarina)

Ela é nacionalmente conhecida por ser destinada ao naturismo, sendo considerada uma das principais praias de nudismo do país.

Seu acesso se dá por conta da Rodovia Interpraias, através de um trevo da BR-101, sendo que compreende uma faixa de aproximadamente 500 m de extensão.

No início da década de 1980, a praia do Pinho começou a ser frequentada por praticantes do naturismo. A princípio, tiveram diversas brigas com outros frequentadores e habitantes do local, até que em 1984 a extinta Revista Manchete publicou um artigo sobre o Naturismo na Praia do Pinho, o qual serviu de base para as ideias naturistas após o fim do Regime militar no Brasil. As edições desta revistas se estogataram rapidamente e ocorreu um sucesso avassalador da praia.

Nas areias da Praia do Pinho foi criada em 1988 a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Em 2004, a praia passou a constar num guia das melhores praias naturistas do Mundo como a quinta praia mais bela do planeta neste quesito.

Pinho

3. Olho de Boi (em Búzios, Rio de Janeiro)

A Praia Olho de Boi é um paraíso particular escondido entre altas encostas dos morros que circulam a Praia Brava, onde é possível tirar a roupa e ficar a vontade. Essa praia de naturismo em Búzios é mundialmente conhecida e atrai turistas e curiosos que desejam experimentar a essa filosofia.

Esse pleno contato com a natureza selvagem de forma natural é agradável e socializa as pessoas.

O nome dessa praia é relacionada a uma semente vermelha muito encontrada na região, que se assemelha a um “olho de boi”.

Olho de Boi

4. Barra Seca (em Linhares, Espírito Santo)

É a única praia oficial de naturismo do Espírito Santo. Para chegar até lá, basta ir até o município de Linhares. De lá, a exatamente 50 Km de Linhares, por uma boa estrada de terra, chega-se ao Pontal do Ipiranga, uma cidade nova, com praias quase virgens. Daí são mais 10 Km até Barra Seca. A praia fica situada numa ilha. A travessia é feita através de barco ou canoa. Pode-se deixar o carro com segurança numa pequena fazenda às margens do rio. A praia é grande, com muita privacidade e conta ainda com uma barraca montada pela Prefeitura onde se pode comprar bebidas e tira gostos. O visual é belíssimo e quase tudo parece virgem.

Barra Seca

5. Massarandupió (em Entre Rios, Bahia)

A paisagem é encantadora: com mar limpo e ondas fortes, pássaros, dunas e coqueirais. Existe também uma área de encontro entre as águas mornas do mar e as águas tranqüilas do rio.

A praia é também área de proteção ambiental. Acontece lá anualmente a desova de tartarugas.

É uma das maiores praias de naturismo no Brasil, possuindo cerca de dois quilômetros reservados para esta prática.

Massarandupió

6. Praia do Abricó (Rio de Janeiro)

Próximo à Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a praia do Abricó é atualmente a única praia destinada à prática do naturismo em toda a cidade do Rio de Janeiro.

Com 250 metros de extensão, é frequentada por mulheres, jovens, idosos e crianças. A praia é muito bonita e a água limpa. 

Não existe aluguel de cadeiras e guarda-sol na praia, por isso traga de casa. Além disso praticamente não há sombra e mesmo pessoas acostumadas ao sol podem se queimar se não passarem protetor nas partes brancas do corpo que não estão acostumadas ao sol. 

Abricó

7. Praia de Pedras Altas (em Palhoça, Santa Catarina)

Localizada na ponta direita da Enseada de Brito, Pedras Altas é a segunda praia reconhecida como reduto naturista em Santa Catarina.

De difícil acesso, cercada por formações rochosas, possui uma mar tranqüilo e seguro.
A praia faz parte da Reserva Biológica da Serra do Tabuleiro. Sua flora é rica em bromélias, palmitos, figueiras e frutas silvestres.

Divide-se em 2 pequenas praias, a cerca de 100 metros cada, ambas cercada por vegetação. Um lado da praia é reservado para casais e famílias, o outro para solteiros.

A praia é pública, mas de acordo com a Legislação Federal não é permitida a entrada de pessoas com roupa no local. O Código de Ética é fiscalizado pelo Clube Naturista local.

Uma das opções de lazer são as caminhadas que levam a riachos com piscinas naturais e os passeios de barcos pelas ilhas próximas.

Pedras Altas

8. Praia da Galheta (em Florianópolis, Santa Catarina)

É acessível somente por trilhas, de baixo grau de dificuldade, que iniciam na Praia Mole ou no canal da Barra da Lagoa, a 15 quilômetros do Centro da Capital. O naturismo é permitido por lei municipal desde 1997, mas já era praticado há muitos anos.

Diferentemente da maioria das praias naturistas no país, o nudismo na praia de Galheta é opcional. Ou seja, quem quiser, fique à vontade e tire as roupas. Os homens sozinhos também têm a entrada liberada.

Felizmente está tudo em boa paz, vestidos e não vestidos convivem pacificamente.

Galheta

9. Praia Brava (em Cabo Frio, Rio de Janeiro)

Deserta e protegida por escarpas, a praia Brava é frequentada por nudistas e surfistas, que lá encontram ondas fortes e areia fofa.

Cercada por escarpas de uns 20m de altura, e com 400m de extensão, a Praia Brava tem à sua frente a Ilha dos Papagaios, um local bastante selvagem. Com águas claras e muito agitadas, é a praia a onde se pratica o nudismo. Está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). O final do percurso é feito a pé, por uma trilha de pedra em terreno em declive.

Hoje, o nudismo fica muito pouco praticado à direita, pois no canto esquerdo há grandes ondas triangulares, dominada por bodyboarders. Disputam-se no local campeonatos de bodyboard, e moradores fazem campanha de "Preserve a natureza". 

Brava

10. Praia do Jurubá (em Paraty, Rio de Janeiro)

Fica na Ilha do Araújo no litoral de Paraty, Sem dúvida, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Visitado, pois, não apenas por turistas brasileiros, como também norte-americanos, ingleses e espanhóis.

Frequentada por naturistas desde 2006, o local é banhado pelo mar calmo. Lá fica instalado o Centro Ecológico Naturista Helio Marinho Jurubá, com serviço de acomodação e restaurantes aos visitantes. 

Jurubá

Ficou curioso? Não perca tempo. Veja a praia que fica mais próxima de você e aproveite para conhecer-la. Experimente a filosofia libertadora do naturismo.

 

Siloko Nascimento 

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Receba uma mensagem sempre que houver uma nova postagem.

 

Um cadastro simples.

Digite apenas seu

NOME e EMAIL

 

Dados cadastrados com sucesso!

Destaques

Arquivo

Tags

Nenhum tag.

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDEIAS 

 

ME ESCREVA 

Mensagem enviada com sucesso!

bottom of page